CUIDADOS A TER COM O SEU MOBILIÁRIO

 

Estas indicações são apenas para sua orientação

A sua mobília é destinada para uso contract, mas respeitosamente ressalvamos que ainda se trata de mobília.
SE TRATADA COM CUIDADO A SUA MOBÍLIA CONTINUARÁ COM BOM ASPETO E DURARÁ BASTANTE TEMPO. As seguintes informações são orientações úteis e sugestões para o cuidado dos móveis.

Para seguir os nossos conselhos, por favor não:

1. Colocar louças muito quentes diretamente sobre a mesa ou tampos da bancada – use sempre uma base de proteção. Os vernizes comerciais resistem ao calor das chávenas de café e de derramamentos de chá e álcool, mas não de utensílios saídos do fogão e forno!
2. Deixar derramamentos de líquidos e alimentos em estofo durante a noite a aguardar limpeza para a manhã seguinte. Mesmo que os tecidos tenham tratamento contra manchas, estes não são capazes de resistir a derramamentos de longo prazo.
3. Deixar cair as cadeiras de madeira sobre uma perna ao empilhá-las ou ao movimentá-las. A madeira é um material natural e pode partir se deixadas cair de canto.
4. Bater com as extremidades dos tampos das mesas ao movimentar e ao juntá-las. Esta situação aplica-se especialmente aos tampos de vidro, mas também à madeira ou ao granito.
5. Deixar os líquidos permanecerem na mesa de madeira por algum tempo. Eles devem ser limpos e secos para que a infiltração não ocorra nas uniões.
6. Limpar as superfícies com polidores de cera e spray. Em vez disso, a limpeza deve ser feita com um pano húmido (não encharcado) e deixar secar imediatamente.

Esta informação foi obtida por especialistas profissionais em limpeza de móveis, especialistas em limpeza a seco, especialistas domésticos e fabricantes de móveis. Espera-se que as sugestões de cuidados e limpeza de seus móveis forneçam indicações para ajudá-lo a evitar o desgaste e a ajudá-lo a desfrutar dos seus móveis.
Por favor, leia todas as informações relacionadas com a sua situação em específico antes de decidir sobre qualquer método de limpeza.

CUIDADOS COM A MADEIRA

Pintar madeiras para uma amostra ou mobília existente não é recomendado, pois não podemos garantir a mesma cor numa área grande nem entre madeiras e acabamentos diferentes. Deve também ser lembrado que a maioria das madeiras naturais muda de cor quando expostas à luz. O tempo e a rapidez desta mudança variam de acordo com o tipo de madeira, com a duração da exposição e a intensidade da luz. Portanto, é provável que haja uma diferença inicial de cores entre os novos itens de mobiliário e os que já estão em uso há algum tempo. Essa diferença de cor será atenuada ao longo de um período de tempo.
Móveis de madeira representam um investimento significativo. Para manter a sua aparência e a sua durabilidade, os móveis precisam de cuidados regulares e adequados. A maioria dos móveis de madeira é acabada com um polimento. Tem um lustro ou brilho que varia de alto brilho a baixo brilho, dependendo dos materiais de acabamento selecionados pelo fabricante. O acabamento contribui para a beleza da madeira e protege-a. Nenhum acabamento é totalmente indestrutível, mas com cuidado regular e uso adequado de produtos para o cuidado de móveis (produto próprio para madeiras) durará bastante mais tempo, proporcionando-lhe anos de satisfação e prazer.

DICAS GERAIS PARA CUIDADOS COM A MADEIRA

• O senso comum é exatamente o que o nome sugere: não faça nada que cause danos à mobília. Por exemplo, tenha muito cuidado ao aspirar os tapetes para não bater nas bases dos móveis ou nas pernas da mesa. Não coloque itens abrasivos, como caixas de papelão, sacolas de compras, lâmpadas de cerâmica, cinzeiros, etc., numa uma superfície de móveis. Tenha cuidado quando um item, como um prato é levantado da mesa, um garfo caído de um prato pode danificar seriamente o tampo da mesa. Itens quentes, como um prato retirado do forno, podem causar bolhas ou escurecer o acabamento. Use uma proteção sob a toalha de mesa para evitar esta situação. Não espere para limpar derramamentos ou para limpar depois de uma festa.
• Levante e pouse os objectos com cuidado sem os arrastar pela superfície da mobília.
• Limpe o pó frequentemente para remover partículas abrasivas das superfícies de madeira. Use um pano limpo, macio que não liberte pêlos, como uma T-Shirt antiga.
• Além da limpeza regular, as superfícies de madeira também beneficiam de uma limpeza ocasional para remover manchas e partículas e melhorar a aparência da peça.
• Limpe os derramamentos imediatamente. Seque a mancha sem esfregar.
• Não exponha a mobília à luz direta do sol. A exposição aos raios ultravioletas provoca rachas no acabamento e causa perda de cor ou escurecimento. Recomendamos que posicione a sua mobília longe da luz solar e que use protecção nas janelas (protetores solares, cortinas ou persianas) para bloquear os raios solares.
• Evite humidade extrema no ambiente. Humidade muito alta ou muito baixa pode fazer com que a madeira se deforme ou que a cola descole.
• Evite mudanças bruscas de temperatura. Coloque a mobília afastada de radiadores e ar condicionados. As saídas de ar quentes, como as de uma saída de aquecimento central, devem ser evitadas, porque causam uma secagem localizada extrema da madeira.
• Mova os acessórios que se encontram na mobília para que estes não fiquem no mesmo lugar durante muito tempo. Muitos acabamentos em madeira precisam de “respirar” para manter sua aparência e durabilidade. O acabamento dos móveis deve ter exposição ao ar, em vez de ser coberto por longos períodos de tempo. Deve mover periodicamente os componentes da área de trabalho, como equipamentos de informática, componentes de áudio/vídeo, relógios, agrafadores, etc.
• Produtos de borracha, plástico ou vinil podem manchar ou fazer com que os acabamentos de móveis se desgastem. Evite deixar toalhas de mesa de plástico, bases e pegas numa superfície de madeira por longos períodos de tempo. Os componentes químicos nos plásticos podem danificar os acabamentos. Coloque discos de feltro nos pontos de contacto com os equipamentos de informática, despertadores, lâmpadas, telefones e outros itens da área de trabalho. Os pés de plástico, borracha ou nylon nestes itens podem conter produtos químicos que podem afetar o acabamento, causando sulcos, amolecimento e descoloração.
• Use bases, panos ou feltro para proteger a superfície do móvel de pratos quentes, bebidas, suportes para livros, vasos para plantas e jarras.
• Use uma base de proteção ao escrever com uma caneta esferográfica. Proteja a superfície ao trabalhar com itens que possam manchar ou danificar a madeira, como giz de cera, marcadores e cola.
• Faça pequenos reparos enquanto estes ainda são pequenos. Use os materiais adequados ou ajuda profissional para reparar as superfícies danificadas.
• Para madeira teca, esfregue com papel de areia muito fino, de preferência de 400 grãos. De seguida, use óleo de teca para esfregar a superfície, enxague com a esponja e deixe secar. O mobiliário de teca deve ser mantido a cada ano para manter um bom estado.

Instruções de limpeza: Ter cuidado com os móveis significa conhecer os métodos mais rápidos e simples, e os produtos mais recentes e melhores para manter os móveis com uma aparência nova e atrativa. Significando mínimo de confusão e incómodo, apesar de existir muitos tipos de superfícies.

Limpeza do pó:
• Limpe o pó frequentemente para remover partículas abrasivas das superfícies de madeira.
• Use um pano limpo, macio que não largue pêlo. (Lembre-se de limpar no correr do veio!)
• Não use uma esponja ou um pano da louça no seu mobiliário. Tenha em conta que os espanadores espalham as partículas de poeira no ar, que então voltam a assentar nos móveis.
• Humedeça o pano levemente com água, pois um pano húmido reduz o atrito, evita arranhões e retém a poeira. Também ajuda a reduzir a eletricidade estática, que atrai poeira. Não deixe que nenhuma humidade permaneça na superfície da madeira.
• Quando limpar o pó, levante a decoração e volte a colocá-la no sítio gentilmente.

Nós não recomendamos ceras para limpeza, mas se tiver que usar, certifique-se de evitar produtos que contêm silicone. O óleo de silicone é um ingrediente usado por muitos fabricantes de polidor de móveis para criar um alto grau de brilho. O silicone penetra até nos acabamentos mais lacados, dificultando a sua remoção. Caso seja necessário refazer uma peça de mobiliário, o silicone torna o processo muito difícil – mesmo para um pintor profissional. A maioria dos fabricantes de móveis recomenda o uso de produtos que não contenham silicone.

A maioria dos acabamentos de hoje não beneficia do uso de cera. O uso regular destas pode resultar num acumular de camadas de cera na superfície do móvel. Este acumular pode então absorver sujeira, fumo e outros poluentes no ar, o que pode resultar em manchas e riscos.
Usado por tempo suficiente, isso pode fazer com que o acabamento amoleça, exigindo trabalhos de retoque caros. O acumular de cera ao longo do tempo endurece, dificultando a remoção do acabamento da mobília.